A Prefeitura de Itaguaí, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Planejamento, realizou, na última segunda-feira, dia 30, o Projeto “Coleta Premiada”, que teve como foco a coleta de resíduos eletroeletrônicos, consolidando seu compromisso com práticas sustentáveis e a disseminação da educação ambiental nas empresas da cidade. “Em Itaguaí, enfatizamos a importância do consumo consciente. Descartar resíduos corretamente não é apenas uma prática ambiental, se trata de mais um passo para educar nossa comunidade sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Projetos como o ‘Coleta Premiada’ da secretaria de Meio Ambiente e Planejamento exemplificam nosso compromisso em construir uma Itaguaí grande e com um futuro sustentável, onde cada um desempenha um papel fundamental na conscientização ambiental”, destacou o prefeito Rubem Vieira.
Na “Coleta Premiada” foram arrecadados um total de 1038,50 kg, sendo o Instituto Casa do Pai a maior empresa doadora, com um total de 345 kg, pelos quais recebeu um notebook como prêmio, adquirido por meio de medidas compensatórias.
Para o secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos Barreto, este tipo de projeto não só reforça a importância do descarte responsável, mas também se enquadra perfeitamente no conceito do consumo consciente e ilustra a viabilidade da economia circular ao reaproveitar resíduos desta natureza. Alinha-se ainda ao ODS 17 fortalecendo os meios de implementação e revitalizando parcerias globais para o desenvolvimento sustentável.
A ação contou com a colaboração do Rotary Club de Itaguaí que viabilizou o contato com a empresa GM&C Soluções em Logística Reversa e Reciclagem, que coletou os resíduos eletroeletrônicos e irá destinar este material.