A Prefeitura do Rio anunciou hoje uma série de medidas visando os eventos do próximo final de semana. Além da final da Taça Libertadores, a cidade recebe também o show do Red Hot Chilli Peppers, também no dia 4, e aplicação das provas do Enem para os alunos do Ensino Médio, no domingo, 5. Assim, esquemas de trânsito, funcionamento dos transportes públicos e medidas de segurança foram pensadas para o evento.
Em relação a grande quantidade de torcedores argentinos que são esperados nos próximos dias, o prefeito Eduardo Paes explicou que há uma previsão de alocá-los no espaço do Sambódromo, mas as medidas ainda serão definidas de acordo com a chegada dos visitantes.
Já o presidente da CET Rio, Joaquim Diniz, anunciou que o metrô fará o percurso direto entre as linhas 1 e 2, saindo da General Osório em direção a Pavuna e vice-versa, sem necessidade de fazer a baldeação nas estações de troca. Sobre a proibição da venda e consumo de bebidas alcóolicas no entorno do Maracanã, Eduardo Paes afirmou que a medida visa reduzir o número de pessoas nas regiões de acesso ao estádio. No dia, também haverá bloqueios de trânsito, em um perímetro maior do que o observado em outros jogos de grande público.