A Prefeitura de Itaguaí inaugurou, ontem, quinta-feira, dia 26, a sala de mamo-grafia na Unidade Básica de Saúde de Vila Geny. Segundo o município, este é um equipamento digital de última geração e que demandou um investimento de cerca de R$ 515 mil, que inclui o mamógrafo, detector e filme.
O exame será realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h, com agenda- mento prévio. A paciente deve procurar as unidades de saúde mais próximas de casa, que ficarão responsáveis por organizar o calendário para o serviço.
A inauguração do novo mamógrafo acontece em meio a campanha de Outubro Rosa, que visa a conscientização e prevenção contra o câncer de mama. O município de Itaguaí informou que pretende realizar de 400 e 500 exames mensais e terá como foco principal as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.
“Fico feliz e realizado pela transformação na saúde que estamos fazendo. Antes, as nossas mulheres para realizar o exame precisavam se deslocar para fora da cidade, uma vez que a prefeitura não tinha equipamento próprio. Estamos mudando este cenário”, comemorou o prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira.
De acordo a secretaria municipal de Saúde, essa nova aquisição permite o cuidado com a saúde da mulher, já que o serviço de mamografia havia sido descontinuado na cidade. “Aparelho novo, de última geração, realizando mamografia digital para prevenção do câncer de mama, uma das doenças que mais mata no Brasil”, explicou o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Zóia.