Lagoas da Barra terão linhas regulares de barca

A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR) e a secretaria de Coordenação Governamental do Rio lançaram, na última quarta-feira, dia 11, o edital para a concessão de serviços de transporte regular de passageiros por barcas, que fariam a conexão entre Jacarepaguá e Barra da Tijuca, pelo sistema lagunar da região. A concessão tem prazo de 25 anos e além das linhas regulares, a vencedora da licitação ainda poderá organizar passeios turísticos e eventos nas lagoas, mediante autorização do poder público. Quem ganhar a concorrência, inicialmente marcada para o dia 23 de novembro, terá três anos para construir e operar as estações. As projeções indicam que a demanda de passageiros possa chegar a 85 mil viagens diá-rias. O investimento privado estimado é de R$ 95,3 milhões.
O valor estipulado para a passagem é o mesmo para os ônibus urbanos: R$ 4,30. As embarcações também serão integradas ao Bilhete Único Carioca (BUC) aceito em ônibus. Inicialmente, estão previstos dois modelos de embarcações conforme a demanda com 42 ou 120 lugares.
O cronograma de implantação da linha segue também a expectativa de que com a concessão da Cedae haja melhoras nas condições de navegabilidade das lagoas da Bacia de Jacarepaguá, já que um dos compromissos assumidos pela Iguá, que ganhou a concessão, é a dragagem das lagoas da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *