Com objetivo de incentivar a doação de órgãos e minimizar as dúvidas da população sobre este processo, a Prefeitura de Mangaratiba, através da secretaria municipal de Saúde, está promovendo uma ação de conscientização no Hospital Municipal Victor de Souza Breves. O projeto é permanente e desenvolvido pela coordenação de Enfermagem.
Para fazer a mobilização, uma equipe capacitada fica a disposição de segunda a sexta-feira e atende os moradores individualmente para que todos possam sanar qualquer dúvida sobre o processo de doação de órgãos. Todos os profissionais inseridos na ação participam regularmente de cursos promovidos pelo Programa Estadual de Transplantes (PET) do Governo do Estado, voltados ao tema.
Além disso, a secretaria ainda realiza o cadastro dos moradores que necessitam de transplante de órgãos, os encaminha para a rede especializada, oferece acompanhamento durante todo o pro- cesso, além de disponibilizar as medicações obrigatórias após o procedimento.
Vale ressaltar que, dependendo das condições do paciente, um único doador pode salvar até 12 vidas. Podem ser transplantados órgãos como coração, pulmão, intestino, rins, pâncreas, córneas, válvulas cardíacas, pele, osso, fígado, entre muitos outros.
O passo principal para se tornar um doador de órgãos é expressar em vida para os familiares sobre o desejo. Não é necessário documentar. No ano passado, mais de 16.700 transplantes foram realizados no Brasil, tornando o país o segundo maior transplantador de órgãos do mundo. Todas as etapas são regulamentadas e controladas através do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).