A Avenida Brasil terá faixa seletiva exclusiva para ônibus nos dois sentidos, entre os bairros Guadalupe e Caju a partir de manhã, dia 7. A seletiva irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias da semana. Os motoristas de carros de passeio, vans e até táxis, que invadirem a via sofrerão infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47. Essa é mais uma etapa de preparação para o começo da operação do BRT Transbrasil.
A faixa exclusiva será a mais à esquerda em cada direção com 22 km de extensão. O limite de velocidade é de 70 km/h e será fiscalizada por radar fixo e oito lombadas eletrônicas. A circulação, apesar de restrita a ônibus e micro-ônibus, será autorizada para veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública. Já as outras 3 pistas permanecerão liberadas para todos os veículos, com limite de 80 km/h. “A fiscalização vai ser feita através de 19 radares fixos e oito lombadas eletrônicas, além de equipes da CET-RIO. Vamos fiscalizar não só excesso de velocidade como também invasões da pista seletiva por veículos não autorizados. O nosso objetivo é privilegiar o transporte coletivo”, destacou o CET-RIO, Joaquim Dinis.
O retorno da seletiva tem por principal objetivo reduzir o tempo de deslocamento das pessoas que utilizam transporte público coletivo. Além disso, vai dar início ao processo de adaptação da região ao futuro funcionamento da Transbrasil.
Outra novidade é que no Viaduto da Treliça, na altura do Caju, só será permitido ônibus. Já o Viaduto da Avenida dos Campeões, na altura de Bonsucesso, terá o acesso bloqueado.