O Hospital e Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) passou a contar com quatro leitos de UTI Neonatal, que a partir de agora começam a oferecer tratamento e apoio especializados aos recém-nascidos do município com necessidade de cuidados neonatais intensivos. Os leitos são habilitados pelo Ministério da Saúde e mantidos pela Prefeitura de Angra, por meio da secretaria municipal de Saúde, que também ficará responsável pela regulação deles. “São quatro leitos municipais. Temos em Angra outros 15 leitos esta-duais, regulados pelo estado, como esses novos também são. Porém, é importante que tenhamos esses quatro leitos para que possamos manter o atendimento à gravidez de alto risco e a própria possibilidade de captar mais recursos à saúde. Com esses quatro leitos do SUS, chamados de leitos municipais, conseguiremos ampliar os nossos trabalhos na área”, explicou o secretário de Saúde, Glauco Fonseca.
A equipe que vai atuar nos novos leitos de UTI Neonatal do HMAR será composta por pediatras e enfermeiros neonatologistas, plantonistas e rotina, além de fisioterapeutas plantonistas.
O prefeito Fernando Jordão reconheceu a importância da inauguração dos quatro leitos de UTI Neonatal. “O Hospital e Maternidade de Angra dos Reis veio para dar todo o apoio às crianças e mães do município no momento do nascimento, principalmente àquelas que não tem plano de saúde. É a saúde pública avançando a cada dia”, disse.