Solar Barão do Sahy começa a ser revitalizado no mês de outubro

Já tem data marcada para ter início a obra de revitalização e modernização do Museu de Mangaratiba, o Solar Barão do Sahy. A intervenção será iniciada no mês de outubro e a conclusão está prevista para abril de 2024. A presidente da Fundação Mario Peixoto (FMP), Cecília Cabral, já assinou, inclusive, o termo que garante a execução do projeto no município.
A revitalização é fundamentada em três principais etapas. A primeira, de diagnóstico e elaboração do projeto, já foi concluída. Durante um ano a equipe especializada estudou o local para mapear todos os problemas estruturais e propor as soluções. A segunda fase contará com a obra de restauro e modernização, e a terceira incluirá educação patrimonial e formação de mão de obra especializada com jovens do município para acompanharem a execução do trabalho.
Todo o projeto será custeado com recursos disponibilizados pelo Edital ‘Resgatando a História, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e administrado pela empresa Instituto de Cultura Democrática (ICD). A ICD é uma entidade apartidária e sem fins lucrativos, que já foi responsável por importantes projetos, como a restauração da fachada da Igreja da Ordem Ter-ceira de São Francisco, na capital de São Paulo.
A presidente do ICD, Rosana Delellis, participou do encontro de assinatura do termo. Em conjunto com a equipe técnica de arquitetos do ICD, ela explicou para os presentes todas as melhorias previstas no pro-jeto de revitalização, os prazos, além de sanar dúvidas. “A obra de revitalização é muito delicada. Os arquitetos e engenheiros responsáveis vão acompanhar diariamente a execução dela, e a ICD vai fiscalizar a cada 15 dias o andamento”, afirmou.
A revitalização do Solar Barão do Sahy visa recuperar os espaços internos e externos, em busca de torná-los mais acessíveis e modernos para os visitantes. A obra vai promover uma alteração da dinâmica do museu, com adequação da infraestrutura geral conforme as normas legais vigentes. Restauro das fachadas e do portão, construção do elevador acessível panorâmico, jardim externo, banheiro PCD, e de um espaço de café, estão entre as melhorias propostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *