A Prefeitura do Rio anunciou hoje que tomou posse da área da antiga Universidade Gama Filho para a construção do Parque Piedade no local. O espaço, de aproximadamente 18 mil metros quadrados, estava abandonado desde 2014 e, ainda em 2021, a administração municipal começou o processo de desapropriação dos imóveis do terreno, que conta com 15 prédios. Até semana deve ser publicada a licitação para implantação do parque e as obras devem ser iniciadas no segundo semestre.
O projeto do Parque Piedade, que será feito nos moldes do Parque Madureira, prevê área molhada infantil, de convivência e serviços; espaços de lazer para crianças e cães; academia da terceira idade; horta urbana; campo de futebol; pista de skate; além de espaço cultural. Em uma parceria com a Fecomércio, a Prefeitura pretende aproveitar as áreas esportivas, o teatro e a piscina da universidade, como forma de manter a vocação educacional do local.
Além disso, a proposta fala ainda na revitalização de toda a região, com melhorias de pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, rampa de acessibilidade na estação de trem da Piedade, pela Rua Goiás, e ciclovia na Rua Manoel Vitorino. A Rua da Capela, onde fica a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), em 1996, devido a sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada.