Novo Salão do Doador vai atender 570 pessoas por dia no Hemorio

14/06/2024 - Governador Cláudio Castro inaugura Salão do Doador no Hemorio - Fotos: Rafael Campos

Já está em funcionamento o novo Salão do Doador do Instituto Hemorio. O espaço vai oferecer atendi-mento confortável e humanizado à população, que diariamente contribui com o ato de solidariedade para salvar vidas. O ambiente ampliado conta com 13 cadeiras, que poderão receber até 570 doadores por dia. O Governo do Estado investiu R$ 2,3 milhões na obra.
A partir de agora, os doadores de sangue podem fazer a triagem em um dos quatro totens de autoatendimento. Neles, as pessoas respondem a um questionário que indica se estão aptas a doar. Também serão disponibilizadas cinco salas para quem preferir fazer a triagem com um funcionário do banco de sangue. Foi criado ainda um espaço instagramável, para que os doadores possam expressar, em fotos e vídeos nas redes sociais, o orgulho pelo gesto de amor ao próximo e incentivar mais doações.
“Em novembro, o Hemorio completa 80 anos de sua principal atividade, que é salvar vidas com o ato voluntário de doação de sangue pela população. A entrega do novo Salão do Doador reforça nosso compromisso com a causa. A obra, pensada pela secretaria de Estado de Saúde, deixou o hemocentro mais conectado com a modernidade, tornou o ambiente mais acolhedor e harmonioso, valorizando a doação”, destacou a secre- taria de Estado de Saúde, Claudia Mello.
O Hemorio registra uma média de 300 doações por dia, incluindo as coletas feitas na sede, no Centro do Rio; além das ações externas, realizadas por duas equipes do hemocentro da rede estadual em universidades, clubes, igrejas, órgãos públicos, empresas e eventos. De janeiro até 10 de junho, a instituição recebeu 38.589 doações. Desse total, 40% vêm das coletas fora da unidade. Durante a campanha do Junho Vermelho, a expectativa é chegar a 350 bolsas de sangue diárias.
O estoque de sangue do Hemorio abastece cem unidades públicas de saúde, entre elas, todos os grandes hospitais de emergência do estado e unidades da rede federal, além do próprio hospital do Hemorio, que atende a pacientes com doenças hematológicas como anemia falciforme, hemofilia, leucemia, entre outras. A meta do instituto é fechar o ano com 90 mil bolsas de sangue coletadas.
Além do Hemorio, o estado conta com outros 27 hemocentros: mais 12 pontos de coleta na capital e os localizados nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Angra dos Reis, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Nova Friburgo, Teresópolis, Cabo Frio, Itaperuna, Campos e Macaé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *