Aumenta o número de reclamações por ligações de telemarketing sem o prefixo 0303

Desde que a Anatel exigiu o uso do prefixo 0303 nos números para identificar ligações indesejadas de empresas de telemarkerting, o número de reclamações voltou a crescer. As empresas têm buscado formas de burlar essa norma.
Em um primeiro momento, quando a Anatel exigiu a identificação das empresas de telemarketing, o número de reclamações diminuiu. No entanto, neste ano, com cada vez mais tentativas de burlar essa regra, as queixas voltaram a crescer. Em 2023, o número de reclamações de ligações indesejadas na agência já chega a quase 15 mil. Agosto, por exemplo, foi o mês que a Anatel mais recebeu reclamações este ano – foram mais de 3100 queixas por causa de ligações indesejadas sem o prefixo 0303. É como se a cada hora, quatro pessoas relatassem o problema.
“Temos cerca de 30 processos abertos que já estão em fase final de instrução para a punição de empresas que têm infringido as regras da Anatel referente às chamadas abusivas. As multas podem totalizar cerca de R$ 50 milhões, de acordo com a Lei Geral de Telecomunicações”, explicou o conselheiro da Anatel, Artur Coimbra.
A Anatel também moni-tora as ligações feitas por robôs, aquelas que duram até três segundos e são feitas para fisgar pelo menos um cliente. Neste ano, em todo o país, foram feitas mais de 11 bilhões de chamadas de até três segundos – quase 50% do total de todas as ligações. Para o ano que vem, uma nova tecnologia promete evitar essa dor de cabeça.
“O usuário vai receber uma chamada vai ter o nome de quem está ligando, o número, a logomarca da empresa, se for o caso, e o motivo da ligação. Então, o usuário vai poder decidir se atende a nossa ligação de maneira transparente sabendo quem está ligando e de maneira autêntica”, explicou o conselheiro Artur.

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