Pix e cartões serão aceitos nos ônibus municipais do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, e o secretário municipal de Transportes, Jorge Arraes, explicaram na segunda-feira, dia 25 como irá funcionar o novo sistema de pagamento dos ônibus municipais por PIX e cartões de débito e crédito, integrado aos validadores do Jaé. A partir de amanhã, dia 30, dinheiro em espécie deixará de ser aceito no modal de transporte municipal.
“É um avanço do sistema, baseado no controle da bilhetagem pública pela Prefeitura do Rio. Essa foi uma das maiores conquistas para a população nos últimos anos e o que permitiu transformar o BRT e avançar na renovação dos ônibus municipais. Hoje, os dados mostram que 95% dos passageiros já utilizam cartão ou aplicativo para pagar a passagem. Isso nos dá segurança para restringir a circulação de dinheiro dentro dos ônibus, mantendo a possibilidade de compra e recarga dos cartões com dinheiro nas bilheterias, nas ATMs (máquinas de autoatendimento) e também nos novos pontos de venda, como as bancas de jornal” afirmou o prefeito Eduardo Cavaliere.
O pagamento via PIX diretamente nos validadores do Jaé também será implantado em etapas: os testes começam em alguns coletivos com ampliação gradual até a liberação para toda a frota ao longo de junho. E os pagamentos com cartões de débito e crédito estarão em fase de testes até 15 de junho, em expansão progressiva até o fim do mês, quando a funcionalidade deverá estar disponível em todos os ônibus municipais.
A medida faz parte do processo de modernização da bilhetagem municipal e busca ampliar a segurança dentro dos coletivos, agilizar o embarque dos passageiros, acabar com a dupla função dos motoristas e aumentar a transparência sobre a arrecadação tarifária e o uso dos subsídios públicos.
A Prefeitura ressaltou que o dinheiro continuará sendo aceito para compra e recarga dos cartões Jaé. Atualmente, o sistema conta com cerca de 1.090 pontos físicos de recarga em dinheiro, entre 750 pontos credenciados em estabelecimentos comerciais, 250 máquinas de autoatendimento (ATMs) instaladas em estações do BRT, VLT, metrô e aeroportos, além de 90 bilheterias do sistema BRT. Com a ampliação da rede, a cidade passará a contar com cerca de 2.000 pontos físicos de compra e/ou recarga do Jaé.
A Prefeitura do Rio também confirmou que, a partir do dia 30 apenas o cartão preto do Jaé, vinculado ao CPF do usuário, e o aplicativo do sistema permitirão as integrações tarifárias do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Margaridas (BUM). O cartão verde deixará de oferecer integração tarifária. Atualmente, o Bilhete Único Carioca permite ao passageiro realizar até três viagens em um intervalo de três horas, sendo uma delas obrigatoriamente no BRT, pagando apenas uma tarifa de R$ 5. Já o Bilhete Único Metropolitano permite até quatro viagens entre BRT, VLT e ônibus municipais em até 20 horas, também com integração municipal no valor de R$ 5.
Dados apresentados pela Prefeitura mostram que a população já começou a migrar para os meios digitais de pagamento após o anúncio das mudanças no sistema. Na primeira semana após a divulgação das medidas, o Jaé registrou aumento de 300% nos novos cadastros, com pico de 12 mil registros em um único dia e média de 7 mil novos usuários diariamente. Atualmente, cerca de 95% das passagens do sistema municipa l já são pagas sem uso de dinheiro em espécie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *