Nilópolis terá ações para marcar a campanha Maio Amarelo

A secretaria de Transportes de Nilópolis (SEMTRAN) preparou uma programação especial para a última semana do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e mortes no trânsito. Entre os dias 25 e 29, a agenda contará com palestras em escolas públicas, cursos de capacitação para agentes de trânsito e blitz educativa.
Na próxima segunda-feira, dia 25, a partir das 9h, terá início a segunda edição do Programa Escola Pública de Trânsito, iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), na Escola Municipal Maria da Conceição Cardoso. A ação será desenvol-vida por uma equipe multidisciplinar formada por profis- sionais da SEMTRAN e repre-sentantes da empresa credenciada junto à Senatran, com apoio da secretaria municipal de Educação (Semed).
Durante toda a semana, alunos do 6º ao 9º ano participarão de palestras e dinâmicas educativas realizadas nas salas de aula, com equipe multidisciplinar, sem prejuízo ao calendário escolar, pois as atividades acontecerão nos horários vagos das turmas.
A programação contempla oito escolas da rede municipal de ensino. Na Baixada Fluminense, Nilópolis é o único município a implantar o programa. As visitas às unidades escolares seguirão até o fim do período letivo.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Ricardo Gallego, o tema da campanha deste ano é “Atenção plena e o perigo da distração”. “Motoristas de carros, motocicletas e ciclomotores precisam estar atentos à segu-rança viária. O slogan chama a atenção para questões impor-tantes, como o uso do celular ao volante, o cansaço e a distração durante a condução do veículo”, destacou Gallego.
O coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito da SEMTRAN, Nilton Marques, comemorou a realização do projeto pelo segundo ano consecutivo e agradeceu a parceria da Semed e do Detran. “A proposta é que a Semed dê continuidade ao debate sobre educação no trânsito em outras ocasiões, como na Semana Nacional de Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro”, afirmou.
Na terça-feira, dia 26, a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (Nilópolis) sediará a parte teórica do curso de capacitação para operação de drones voltados ao monitoramento e fiscalização do trânsito. Já o treinamento prático será realizado no pátio da SEMTRAN, ao lado da rodoviária da cidade, com instrução de profissional credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil.
Participarão da formação seis agentes de trânsito de Nilópolis, além de um agente de Paracambi e um guarda civil de Paraíba do Sul. Ao final, todos receberão certificado reconhecido pela ANAC.
A expectativa da secretaria é implantar, em breve, o uso de drones no ordenamento e fiscalização do trânsito, contribuindo para melhorar a mobilidade urbana e reforçar a segurança viária.
Na quarta-feira, dia 27, os servidores participarão de um curso de reciclagem sobre instrumentos de menor potencial ofensivo, incluindo armas de choque e spray de pimenta, novamente na sede da OAB.
Já na quinta-feira, dia 28, Nilton Marques ministrará palestra para alunos do curso Cefae sobre a campanha Maio Amarelo. Encerrando a programação, na sexta-feira, dia 29, a SEMTRAN promoverá uma blitz educativa na divisa entre Nilópolis e Mesquita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *