O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou ontem, quinta-feira, dia 14, de uma visita técnica ao Hospital e Maternidade Municipal Juscelino Kubitschek, em Nilópolis. Ele foi recebido pelo prefeito Abraãozinho David, pelo deputado federal Ricardo Abrão, pelo deputado estadual Rafael Nobre e pelo secretário municipal de Saúde, André Esteves, e juntos estiveram nas principais dependências da unidade de saúde. O objetivo foi apresentar ao ministro as necessidades para que o atendimento geral à população possa ser ampliado, já que a unidade tem funcionamento de hos- pital regional.
Atualmente, Nilópolis recebe R$ 25 milhões por ano incorporado do Teto MAC (limite financeiro repassado pelo Ministério da Saúde a estados e municípios para custear ações e serviços de média e alta complexidades pelo SUS), por meio do programa Agora Tem Especialistas, com transferência regular e automática ao respectivo Fundo Municipal de Saúde. Foi esse recurso que possibilitou o início das cirurgias eletivas, como vesícula, hérnia, vasectomia, laqueadura, histerectomia, entre outras, e a inauguração do Centro de Terapia Intensiva (CTI). “Estamos acompanhando de perto e vie-mos ver pessoalmente o hospital. Fiquei surpreso com tudo. Já viabilizamos os R$ 25 milhões de forma regular e permanente, não foi uma única vez, e podem ter certeza que vamos colocar mais recursos aqui”, disse o ministro Alexandre Padilha, falando ainda da honra e da alegria de estar no Auditório Prefeito Farid Abrão, localizado unidade, por conta de sua amizade com o político nilopolitano.
Com a presença de vereadores e secretários municipais, além da deputada federal Benedita da Silva, o prefeito Abraãozinho David falou que a reinauguração do Hospital Municipal foi a realização de um sonho. “Tínhamos só a casca e foi uma luta conseguir reconstruí-lo com o apoio também do governo do estado. Conseguimos e o senhor traz esperança de conseguirmos fazer muito mais. Obrigada pela sua presença e por cuidar da saúde do povo brasileiro”, disse.
Já o deputado federal Ricardo Abrão lembrou quando esteve no gabinete do ministro Padilha, em Brasília, assim que ele assumiu há pouco mais de um ano, explicando que Nilópolis tinha o hospital, mas precisava de recursos para otimizar o atendimento. “Antes, os nossos munícipes tinham que ir longe para fazer uma cirurgia. Hoje, eles fazem aqui. O programa Agora Tem Especialistas está mudando a saúde do país, o senhor sabe o que o hospital precisa e tenho certeza que irá nos ajudar”, falou.
Os R$ 25 milhões destacados pelo ministro Alexandre Padilha, foram incorporados ao financiamento federal da atenção especializada no município e com isso, Nilópolis, passou de cerca de R$ 19,4 milhões em 2025 para aproximadamente R$ 44,4 milhões, o que representou um aumento de 128,8%, de acordo com a previsão para 2026. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é reduzir o tempo de espera das pessoas que estão nas filas, além de aumentar a quantidade das cirurgias e dos exames pelo SUS. “O ministro está vendo que tudo foi feito com muito carinho e agradeço pelas parcerias, mas sua visita causa grande expectativa para que possamos oferecer muito mais a nossa população”, disse o deputado estadual Rafael Nobre, ao lado do secretário municipal de Saúde, André Esteves, que também falou sobre a necessidade de mais recursos.
Antes da visita técnica ao Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, em Nilópolis, o ministro Alexandre Padilha também esteve no Hospital Federal da Lagoa para a reabertura de leitos de enfermaria, cumprindo mais uma etapa do processo de integração gradual entre a unidade e o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). No local, ele recebeu ainda cerca de 200 profissionais contratados no âmbito do processo de integração para fortalecer a capacidade assistencial da uni-dade. Esteve também em Mesquita, onde inaugurou o Complexo de Saúde São José, composto por uma clínica da família e uma policlínica. Para o custeio desses e de outros serviços, o Ministério da Saúde ampliou em cerca de 20% os repasses federais. O investimento previsto para 2026 é de R$ 15,5 milhões, frente aos R$ 12 milhões destinados em 2022.
Também estiveram presentes a superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Cida Diogo; o ex- diretor do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek e presidente da Unimed Nova Iguaçu, Joé Sestello, entre outros.
Ministro da Saúde vem a Nilópolis visitar o Hospital Municipal