O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o fim da chamada “taxa das blusinhas” — cobrança de 20% para produtos importados de até US$ 50. O termo “taxa das blusinhas” é utilizado para se referir ao programa Remessa Conforme, criado para viabilizar a cobrança do Imposto de Importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50. Antes, na prática, a taxa estava zerada. Para compras acima de US$ 50, segue valendo o imposto de 60%.
As compras até este valor não pagarão imposto, de acordo com o governo. Porém, ainda haverá a cobrança de ICMS. A mudança será viabilizada por uma medida provisória assinada pelo presidente Lula.