Todas as 165 Zonas Eleitorais e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor do estado do Rio vão abrir amanhã no Dia do Trabalhador, 1 de maio e no sábado, dia 2, em horário estendido, das 9 às 17h, para atendimento ao público. O plantão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) busca facilitar o acesso aos serviços eleitorais, na reta final do fechamento do cadastro, que acontece em todo o país daqui a menos de uma semana, em 6 de maio.
Até essa data, as eleitoras e os eleitores fluminenses que estão com o título cancelado necessitam regularizar sua pendência na Justiça Eleitoral para participarem do pleito de outubro. Aqueles que estiverem com o título cancelado, além de serem impedidos de votar, estarão sujeitos a diversas restrições civis, como a impossibilidade de emitir e renovar o passaporte, tomar posse em cargo público, obter financiamento habitacional e matricular-se em instituição pública de ensino.
O prazo também se aplica àqueles que ainda não realizaram o cadastramento de suas impressões digitais. Contudo, a coleta biométrica não será obrigatória para poder votar nas próximas eleições gerais. Para checar a necessidade de regularizar o documento ou fazer a biometria, o(a) eleitor(a) deve acessar o site do TRE-RJ, ou buscar informações pelo WhatsApp e Disque TRE-RJ, ambos pelo número (21) 3436-9000.