Alunos da rede municipal de Nilópolis se destacam em concursos

Trinta e cinco alunos da rede pública municipal de Nilópolis conquistaram vagas para cursar o ensino médio em instituições públicas de referência, como o IFRJ de Nilópolis, unidades da Faetec em Quintino, Nova Iguaçu e Marechal Hermes, além do Colégio Militar. Todos participaram do Curso Preparatório Municipal (CPM), realizado aos sábados, na Escola Municipal Orlando Hungria, durante o ano passado.
A conquista foi cele-brada ontem, quinta-feira, dia 12, em uma homenagem realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Nilópolis. O evento reuniu o prefeito Abraãozinho, a secretária municipal de Educação, professora Flávia Rocha, autoridades e profissionais da rede municipal de ensino. Antes da cerimônia, os estudantes e convidados participaram de um café da tarde especial.
Segundo a secretária de Educação, o curso tem como objetivo ampliar as oportunidades para os alunos da rede pública. “Queremos que nossas crianças e adolescentes tenham as mesmas oportunidades, que possam competir em pé de igualdade com os alunos de escolas particulares e conquistar vagas nos colégios reconhecidos pela qualidade do ensino. O Curso Preparatório Municipal proporciona essas condições”, afirmou Flávia Rocha.
Para garantir a participação dos alunos, a prefeitura disponibilizou transporte escolar aos sábados. Os ônibus buscavam os estudantes nas escolas onde estavam matriculados e os levavam até a Escola Municipal Orlando Hungria, no bairro de Olinda.
As atividades começavam às 8h, com café da manhã oferecido aos participantes. Em seguida, os estudantes assis-tiam às aulas de português — com conteúdos de gramática, redação e interpretação de textos — e matemática. O curso atendia alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental.
Após o término das aulas, os estudantes retornavam às escolas de origem utilizando o transporte escolar. “Fomos o primeiro município da Baixada Fluminense, em 2019, a oferecer esse curso para o segundo segmento do ensino fundamental. Em 2021 iniciamos também a turma para estudantes do 5º ano. Contamos ainda com uma equipe de busca ativa que acompanha a frequência dos alunos e visita as famílias quando há ausência”, destacou a secretária.
De acordo com a coordenadora do CPM, professora Carla Mauler, ainda há estudantes aguardando a possibilidade de reclassificação nos processos seletivos. “Ainda temos cerca de 60 alunos da rede municipal que fizeram as provas para o 6º ano e para o ensino médio e aguardam o resultado final. Com a reclassificação, é possível que mais estudantes conquistem uma vaga”, explicou.
Entre os cursos mais procurados pelos alunos nas unidades da Faetec estão Téc-nico em Enfermagem e Técnico em Informática. Já no IFRJ de Nilópolis, os estudantes concorrem às vagas nos cursos técni-cos de Meio Ambiente e Infor-mática, além daqueles que optam pela carreira militar e prestaram concurso para o Colégio Militar.
A partir deste ano, as aulas do Curso Preparatório Municipal serão realizadas na Escola Municipal Professora Edyr Ribeiro, no bairro Nova Cidade. Os interessados realizaram a pré-inscrição na unidade de ensino onde estudam e deverão comparecer à nova escola, acom-panhados pelos pais ou respon-sáveis, para efetivar a matrícula.
“Queremos conversar com os pais, explicar o obje-tivo do curso, informar sobre o transporte e reforçar que as famílias não terão nenhum custo, já que todo o material didático é fornecido pela secretaria municipal de Educação”, explicou Carla Mauler.
O Curso Preparatório Municipal foi oficializado como política pública em Nilópolis por meio do decreto nº 4.869, de 22 de junho de 2022, assinado pelo prefeito Abraãozinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *