Trinta e cinco alunos da rede pública municipal de Nilópolis conquistaram vagas para cursar o ensino médio em instituições públicas de referência, como o IFRJ de Nilópolis, unidades da Faetec em Quintino, Nova Iguaçu e Marechal Hermes, além do Colégio Militar. Todos participaram do Curso Preparatório Municipal (CPM), realizado aos sábados, na Escola Municipal Orlando Hungria, durante o ano passado.
A conquista foi cele-brada ontem, quinta-feira, dia 12, em uma homenagem realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Nilópolis. O evento reuniu o prefeito Abraãozinho, a secretária municipal de Educação, professora Flávia Rocha, autoridades e profissionais da rede municipal de ensino. Antes da cerimônia, os estudantes e convidados participaram de um café da tarde especial.
Segundo a secretária de Educação, o curso tem como objetivo ampliar as oportunidades para os alunos da rede pública. “Queremos que nossas crianças e adolescentes tenham as mesmas oportunidades, que possam competir em pé de igualdade com os alunos de escolas particulares e conquistar vagas nos colégios reconhecidos pela qualidade do ensino. O Curso Preparatório Municipal proporciona essas condições”, afirmou Flávia Rocha.
Para garantir a participação dos alunos, a prefeitura disponibilizou transporte escolar aos sábados. Os ônibus buscavam os estudantes nas escolas onde estavam matriculados e os levavam até a Escola Municipal Orlando Hungria, no bairro de Olinda.
As atividades começavam às 8h, com café da manhã oferecido aos participantes. Em seguida, os estudantes assis-tiam às aulas de português — com conteúdos de gramática, redação e interpretação de textos — e matemática. O curso atendia alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental.
Após o término das aulas, os estudantes retornavam às escolas de origem utilizando o transporte escolar. “Fomos o primeiro município da Baixada Fluminense, em 2019, a oferecer esse curso para o segundo segmento do ensino fundamental. Em 2021 iniciamos também a turma para estudantes do 5º ano. Contamos ainda com uma equipe de busca ativa que acompanha a frequência dos alunos e visita as famílias quando há ausência”, destacou a secretária.
De acordo com a coordenadora do CPM, professora Carla Mauler, ainda há estudantes aguardando a possibilidade de reclassificação nos processos seletivos. “Ainda temos cerca de 60 alunos da rede municipal que fizeram as provas para o 6º ano e para o ensino médio e aguardam o resultado final. Com a reclassificação, é possível que mais estudantes conquistem uma vaga”, explicou.
Entre os cursos mais procurados pelos alunos nas unidades da Faetec estão Téc-nico em Enfermagem e Técnico em Informática. Já no IFRJ de Nilópolis, os estudantes concorrem às vagas nos cursos técni-cos de Meio Ambiente e Infor-mática, além daqueles que optam pela carreira militar e prestaram concurso para o Colégio Militar.
A partir deste ano, as aulas do Curso Preparatório Municipal serão realizadas na Escola Municipal Professora Edyr Ribeiro, no bairro Nova Cidade. Os interessados realizaram a pré-inscrição na unidade de ensino onde estudam e deverão comparecer à nova escola, acom-panhados pelos pais ou respon-sáveis, para efetivar a matrícula.
“Queremos conversar com os pais, explicar o obje-tivo do curso, informar sobre o transporte e reforçar que as famílias não terão nenhum custo, já que todo o material didático é fornecido pela secretaria municipal de Educação”, explicou Carla Mauler.
O Curso Preparatório Municipal foi oficializado como política pública em Nilópolis por meio do decreto nº 4.869, de 22 de junho de 2022, assinado pelo prefeito Abraãozinho.
Alunos da rede municipal de Nilópolis se destacam em concursos