A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma recomendação para renovação da concessão da Light, responsável pela distribuição de energia elétrica na Região Metropolitana do Rio, por mais 30 anos. Foi considerado que a empresa atende aos requisitos legais, técnicos e operacionais exigidos pela regulação.
De acordo com a área técnica da Aneel, a Light cumpriu os indicadores de continuidade do fornecimento de energia e apresentou medidas suficientes para garantir a gestão econômico-financeira da companhia.
O relatório também aponta que a empresa entregou todos os documentos de regularidade fiscal, trabalhista e setorial, além de comprovar qualificação jurídica e técnica. Embora, a Light tenha enfrentado dificuldades nos últimos anos, ela demonstrou capacidade de retomada e compromisso com a qualidade do serviço.
Com a decisão, o processo segue para o Ministério de Minas e Energia (MME), responsável pela palavra final sobre a renovação. Caso seja confirmada, o novo contrato estenderá a concessão até 2056.