Retomadas as obras de revitalização da antiga Estação da Leopoldina

As obras de restauração da histórica estação da Leopoldina, na região central do Rio, foram retomadas. As intervenções tinham sido interrompidas em junho em meio a troca de acusações públicas entre a prefeitura do Rio e a Concrejato, responsável pela revitalização do prédio. A empresa alegava falta de pagamento enquanto o município alegava estar apurando desrespeitos às leis trabalhistas.

O canteiro de obras foi reativado, mas ainda em ritmo lento. Os operários atuam principalmente realizando reparos e demolições. Procurada, a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), responsável pela contratação, não informou se a paralisação afetou o cronograma de obras. A expectativa é reinaugurar o prédio em 2026 como parte das comemorações do centenário da estação. A reforma deve custar R$ 80 milhões.

Conhecida oficialmente como Estação Barão de Mauá em homenagem ao banqueiro que implantou as primeiras ferrovias no país, ela foi inaugurada em 1926. Foi desenhada pelo arquiteto escocês Robert Pentrice, o mesmo que projetou o Palácio da Cidade, em Botafogo, sede social da Prefeitura do Rio. A estação recebia trens de uma linha auxiliar que vinha do bairro São Francisco Xavier e de um dos ramais da extinta estrada de ferro Rio do Ouro.

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