Dezenas de motociclistas participaram de uma ação de conscientização no trânsito, na Rua Getúlio de Moura, divisa com Mesquita. A Prefeitura de Nilópolis, por meio da secretaria municipal de Transportes, em parceria com o Detran-RJ, Operação Lei Seca, Honda, Moto Clube Insanos, Pizzaria Domino’s, Internet G Link e, com o apoio do 20º BPM, promoveu mais uma blitz educativa. Desde vez, com foco na segurança dos motociclistas.
A atividade foi na quarta-feira, dia 30, pela manhã. Os condutores, além dos brindes, como cordões de chaves para motoristas, e das antenas corta-pipas, ganharam desconto na compra de pizza, checagem de itens e ajuste de corrente da motocicleta. Quem quis também pôde fazer o teste do bafô-metro e um circuito usando com óculos de realidade vir- tual que simulavam as reações de pessoas que bebem e depois saem pilotando motos.
Diretor do Moto Clube Insanos, Cairo Aquino, o Ariat, participou do circuito virtual. E, representando o grupo, entregou seis capacetes que serão usados pelos agentes de trânsito que trabalham diretamente com as motocicletas da secretaria. “ Achei esse teste muito importante, mostra que quando a pessoa bebe, perde a real noção de distância e equilíbrio”, salientou Ariat, que estava acompanhado do vice-diretor, Eduardo Augusto.
“É muito importante esse tipo de ação. O governo Abraãozinho já promove aulas nas escolas municipais, por exemplo. E isso é fundamental. Precisamos seguir as leis e priorizar os pedestres. Assim queremos diminuir o número de acidentes com carros e motos”, afirmou o vice-prefeito Alvinho. Ele esteve no local da blitz com a subsecretária de Governo do Estado, Jeanine Domenech.
“O resultado desse trabalho de educação nas escolas será visto no futuro. A Lei Seca completou 16 anos e promovemos palestras com cadeirantes e não cadeirantes nas empresas, escolas e em eventos, como Rock in Rio. Vemos que os jovens estão mais conscientes, os acidentes de trânsito ocorrem com as pessoas mais velhas, eles são os mais imprudentes”, comparou Jeanine Domenech.
Ricardo Galleguinho, secretário municipal de Transporte, celebrou o sucesso da blitz educativa. “É a terceira vez que promovemos essa atividade este ano. Dessa vez, por causa do Dia do Moto-ciclista, comemorado no domingo, fizemos essa ação para eles. Queremos chamar atenção para o fato de que o alto índice de acidentes com motos se tornou uma questão de saúde pública no Brasil”, alertou Galleguinho.
Nilton Marques, coordenador do programa municipal de Educação para o Trânsito, recordou que desde 2021 Nilópolis faz esse tipo de ação. “Queremos conscientizar também motoristas, pedestres e toda a sociedade envolvida”, explicou Marques, agente de trânsito concursado em Nilópolis. A próxima atividade será na Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro. Este ano, o tema é ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida. Além das autoridades já citadas, também prestigiaram o evento o secretário municipal de Governo, Davi Chagas; o funcionário da Prefeitura de Mesquita, Adriano Valente; Ana Paula Ferreira, assessora da coordenadoria Geral de Educação Para o Trânsito Detran-RJ; Fábio Bonfim, gestor da Artmilk Tática unidade Nilópo- lis; Antônio Ferreira, da Dominos Nilópolis; e Renan Fidelis Neto, da Jet Link; e Kessy Lobão, coordenadora de Marketing da Motocar Honda, unidade Nilópolis.
nal para a segurança pública fluminense. “A partir dessa integração teremos mais agilidade na tomada de decisões e no combate à criminalidade”, avaliou.
Segundo ele, o estado já investiu mais de R$ 4,5 bilhões nas forças de segurança, contribuindo para a modernização dos softwares, tecnologia, inteligência e equipamentos. O decreto que oficializa a criação do Sisp foi publicado na última terça-feira, dia 29, no Diário Oficial do Estado.