Governo deve anunciar redução de imposto para carros

O governo Lula deve anunciar, nos próximos dias, um projeto que tem como objetivo diminuir o Imposto sobre Produtos Industrializados de carros que atendem a requisitos de sustentabilidade. Os carros 1.0 flex devem ser os mais beneficiados. Entre as características que serão avaliadas, estão o nível de emissão de poluentes de acordo com o tipo de combustível usado; a eficiência energética do motor; a reciclabilidade das peças e o índice de nacionalização delas.

Na prática, trata-se da regulamentação do IPI Verde, que está previsto no programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), sancionado em 2024. O texto final ainda está em discussão no Palácio do Planalto, mas deve beneficiar os carros mais populares do mercado, e não aqueles puramente elétricos. Entre os que devem ter redução ou isenção de IPI estão Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Fiat Argo e Citroen C3. Modelos eletrificados não devem ser contemplados porque ainda não atendem ao critério de fabricação nacional.

Atualmente, carros equipados com motor 1.0 flex têm alíquota de 7% de IPI. Ao fim das discussões, o governo federal deve publicar a nova medida em forma de decreto presidencial. A medida deve valer 2026, quando o novo sistema tributário começará a entrar em vigor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *