Nilópolis promove Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

A criação de uma Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa em Nilópolis, cidade com 20,13% pessoas 60+, maior percentual entre as cidades da Baixada Fluminense. Essa proposta surgiu durante a palestra feita pela coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (SEIJES), Andréa Baptista; e depois foi reforçada pela secretária de Desenvolvimento Social da cidade, Everline Lima, durante 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Realizado no auditório da 2ª Igreja do Nazareno em Nilópolis, na sexta-feira, dia 27, o evento, promovido pela Prefeitura municipal, por meio do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, com apoio da secretaria de Desenvolvi-mento Social, debateu o tema ‘Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação’. E teve a organização também da Superintendência dos Direitos da Pessoa Idosa, com apoio técnico da Superintendência dos Conselhos Municipais.
“É um processo que envolve municípios, estados e o governo federal. Há as conferências municipais, depois as estaduais e, por fim, a nacional. Todos debatem o mesmo assunto. A realização das conferências é um estímulo à participação social e à saudável garantia do exercício dos direitos democráticos pelas pessoas idosas”, explicou Andréa Baptista, acrescentando que a população do Estado do Rio de Janeiro está envelhecendo rapidamente.
Everline Lima, por sua vez, lamentou que os principais agressores dos idosos sejam os próprios filhos. “Envelhecer é uma honra. Poder dan- çar como as senhoras do carimbó, participar das casas da terceira idade, dos cursos na Casa da Mulher. Quero agradecer à superintendente dos Direitos do Idoso, Elaine Santos, à assistente social Márcia Campos e demais integrantes da secretaria”, afirmou ela, acrescentando estar honrada com a presença de outros secretários e demais autoridades.
O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Desen-volvimento Econômico, Dudu Amorim, revelou que o deputado federal Ricardo Abraão vai apresentar projeto de lei referente às pessoas com 60 +. “Vou dar um spoiler aqui. Ele vai propor que as empresas destinem uma cota para os idosos nas vagas de emprego”, contou Amorim, provocando tanto entusiasmo nos par- ticipantes quanto a proposta de criação da delegacia do idoso.
Participaram da mesa de abertura do encontro também as secretárias de Fazenda, Janaína Tellini, e de Educação, Flávia Rocha, a vice-presi-dente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Ilma Correia e a presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB Nilópolis, Elaine Pacheco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *