INSS planeja realizar ao menos nove atendimentos extras em julho

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prevê realizar, aos finais de semana de julho, pelo menos seis ações de atendimentos extras aos segurados voltadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de três mutirões com avaliação social, perícia médica e análise administrativa. No mês pas-sado, 996 atendimentos complementarem foram realizados pela autarquia.
Voltadas para a redução da fila de espera para a análise dos pedidos de benefícios, as ações ocorreram em dois formatos: atendimentos presen-ciais, com atuação exclusiva do Serviço Social, e mutirões completos que contaram com avaliação social, análise administrativa e perícia médica.
O Serviço Social do INSS realizou 524 atendi- mentos nas agências de Jacarepaguá, São Gonçalo, Praça da Bandeira, Avenida Brasil e Nova Iguaçu. A escuta qualificada e o encaminhamento dos processos pendentes ajudaram a acelerar a concessão do benefício e a orientar melhor os segurados.
Já os mutirões com a participação da Perícia Médica Federal, etapa essencial nos casos de pessoas com deficiência, ocorreram nas agências de Araruama e Praça da Bandeira, além da unidade Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio. Nessas ações, foi possível dar andamento simultâneo a diversas etapas do processo de concessão.
As ações refletem o compromisso do INSS com o atendimento humanizado e com a inclusão social. Ao promover atividades fora do expediente regular, o Instituto busca garantir que mais pessoas tenham acesso aos seus direitos de forma rápida, eficiente e digna.
O Benefício de Prestação Continuada é um direito previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e garante um salário mínimo mensal a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência, de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. Não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito ao benefício.

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