O Teatro Municipal de Nilópolis está nascendo. Ali ao lado da rodoviária municipal, o prédio com vários pavimentos, sala para exposições, teatro, auditório e outras dependências, recebeu na última quarta-feira, dia 25, a visita de técnicos da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Eles vieram conhecer a obra depois de uma agenda viabilizada em Brasília pelo depu-tado federal Ricardo Abraão.
Emocionado, o prefeito Abraãozinho agradeceu a atenção dada à cidade pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. “É muito bom saber que Nilópolis, terra de tantos artistas, finalmente terá um novo teatro onde todos poderão se apresentar, principalmente os fazedores de arte nilopolitanos”, afirmou.
“Essa visita representa um passo importante para a reabertura, com o apoio fundamental do Governo Federal”, disse Ricardo Abrão. O parlamentar já havia apresentado a demanda ao Ministério da Cultura, solicitando apoio para a futura equipagem do teatro.
Além de Abraãozinho, e do deputado Ricardo Abrão, o secretário de Cultura, Antônio Carlos, e o secretário de Obras, Artur Medeiros, receberam a comitiva da Funarte, integrada pela diretora de Projetos, Laís Almeida; pela coor-denadora de Espaços Culturais, Carila Matzenbacher; e por José Rodrigues, do Centro Técnico de Artes.
“Saímos daqui com a missão de elaborar um projeto para inserir o teatro na Lei Rouanet, que permite às empre-sas deduzir do imposto de renda os valores da doação ou do patrocínio. As pessoas físicas podem destinar 6% do imposto devido e as pessoas jurídicas, 4%”, explicou Antônio Costa, que estava acompanhado do diretor da escola de Teatro, Thiago Cardoso.