O município de São João de Meriti agora vai contar com um projeto de arborização urbana da cidade. Projeto realizado pela secretaria municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal. O evento marcou o encerramento da Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada com uma programação diversificada durante cinco dias.
Em parceria com outras secretarias municipais, foram realizadas palestras, visitas guiadas ao Horto Municipal e à reserva florestal Parque Jurema, além da distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica.
Com apenas 1,9% de área verde frente aos 98,1% de área urbanizada, segundo dados do IBGE, o município de São João enfrenta sérios desafios ambientais, como ilhas de calor, alagamentos frequentes e poluição. Para mudar esse cenário, a prefeitura promete plantar 10 mil árvores nativas até 2028 e distribuir outras 10 mil mudas à população.
Além do impacto ambiental, o projeto é tratado como uma estratégia de requalificação urbana. Entre os objetivos estão o aumento da permeabilidade do solo, melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora e estímulo à biodiversidade. A iniciativa prevê ainda mutirões de plantio, campanhas de conscientização e ações de adoção de árvores por parte da população.
Meriti vai contar com projeto de arborização