A Prefeitura do Rio lançou hoje, dia 4, o edital de seleção para agentes da Guarda Municipal participarem da Divisão de Elite da pasta. O setor será formado por guardas armados, que atuarão de forma ostensiva pela cidade. O anúncio ocorreu antes da Câmara de Vereadores aprovar definitivamente a criação da Força de Segurança Municipal (FSM-Rio). O texto ainda passará por segunda discussão.
O processo é voltado para um curso de formação com objetivo de capacitar o uso de armas de fogo por parte dos agentes, portanto não cria novos cargos e nem aumenta o efetivo da Guarda Municipal. Dessa forma, o lançamento do edital não depende da aprovação do projeto na Câmara.
Segundo a prefeitura do Rio o foco do grupo estará no enfrentamento de pequenos delitos, roubos e furtos em locais públicos e, também, na atuação preventiva. O edital publicado em Diário Oficial regula o processo seletivo interno e é destinado exclusivamente aos servidores efetivos da Guarda.
As inscrições podem ser realizadas a partir desta quarta-feira (4). Serão analisadas a ficha profissional e a formação dos candidatos, e todos passarão por avaliações psicológicas e de aptidão física, além de exames médicos.
Serão disponibilizadas 600 vagas, divididas em duas chamadas sucessivas. Os nomes dos aprovados para a primeira turma serão divulgados em agosto. Em outubro, será a vez dos aprovados para a segunda turma.
Os guardas passarão por um curso de formação de agentes encarregados do policiamento ostensivo, preventivo e comunitário em caráter armado. A prefeitura garantiu que, durante o curso, todos receberão treinamento técnico, teórico e prático com arma de fogo.