Câmara do Rio aprova projeto para armar Guarda Municipal

A Câmara dos Vereadores do Rio aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei Complementar que transforma da Guarda Municipal (GM-Rio) na Força de Segurança Municipal. A FSM-Rio é equipada com uma divisão de elite denominada Força de Segurança Armada (FSA), autorizada a utilizar arma de fogo. Com a aprovação em sessão extraordinária realizada ontem, dia 03, o texto passará por uma segunda discussão. 

“Nessa fase, os vereadores podem sugerir mudanças no texto, que depois volta pro plenário pra segunda votação, que é a definitiva. A gente tem escutado muita gente, especialistas, moradores, servidores e agora vamos analisar com calma essas emendas, sempre buscando o diálogo e o bom senso. O que todo mundo quer é uma Guarda Municipal mais preparada, com regras claras, pra poder ajudar de verdade a população. Nosso objetivo comum é contribuir para uma cidade mais segura”, declarou o presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado.

A medida, que tem apoio da Prefeitura do Rio, recebeu 33 votos favoráveis e 14 contrários. Segundo o Poder Executivo, objetivo é que a FSM-Rio funcione como elo entre a sociedade e as forças de segurança estaduais e federais, atuando na prevenção de pequenos delitos, na resolução consensual de conflitos e na proteção do patrimônio público municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *