Correios vão atender aposentados para consultar descontos do INSS

A partir do dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão poder consultar em 4.730 agências dos Correios de todo o país se tiveram ou não descontos indevidos de sindicatos e associações em seus benefícios. Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, basta apresentar um documento de identificação com foto. Se o beneficiário estiver impossibilitado de ir pessoalmente, o atendimento poderá ser feito por um representante legal, com apresentação de procuração autenticada. Nesses casos, o acesso será apenas para consulta, sem possibilidade de alterações.

O atendimento presencial nos Correios é voltado principalmente para quem tem dificuldade de acesso aos canais digitais do instituto. De acordo com o INSS, cerca de dois milhões de segurados procuram atendimento presencial do órgão.

Pelo aplicativo (disponível para dispositivos com sistemas Android e iOS) e pelo site Meu INSS ou ainda pela central de atendimento telefônico 135, é possível conferir a lista completa das agências dos Correios que vão oferecer esse atendimento.

Waller Jr. também esclareceu que não foi estabelecido um prazo final para o atendimento presencial nos Correios. Além disso, estão sendo estudadas ações itinerantes e outras estratégias para garantir o acesso ao serviço para quem mora em áreas remotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *