Servidores estaduais do Rio podem ganhar direito de faltar para cuidar de pets

Uma indicação legislativa na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) busca a criação de uma lei que permita aos servidores fluminenses — civis e militares — se afastarem de suas funções para acompanhar animais domésticos em tratamentos veterinários. As alterações inclui os bichos no inciso das legislações estaduais que versam sobre faltas passíveis de serem abonadas: “por motivo de doença comprovada, inclusive de pessoas da família ou de animal doméstico sob sua tutela, até o máximo de 3 (três) durante o mês, e outros casos de força maior”.
Por se tratar se uma indicação legislativa, ainda que o plenário da Alerj aprove, o governador Cláudio Castro (PL) não tem obrigação de dar continuidade. Indicações legislativas são como um “conselho” ao chefe do Executivo, onde consta um anteprojeto de lei, dando os caminhos para a formalização de uma proposta. Elas são formuladas porque tratam de assuntos que não podem ser diretamente decididos pelo Legislativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *