Graças a parceria, viaduto vai sair do papel em Itaguaí

Previsto para 2028, graças a articulações que consolidaram a parceria entre a Prefeitura de Itaguaí e a MRS – empresa ferroviária que atua na cidade – o viaduto de Chaperó vai sair do papel bem antes. É o que fica claro com o lançamento das providências em torno da obra que vai ligar Ibirapitanga e Jardim Primavera rumo a Chaperó, que ocorreu na última segunda-feira, dia 7.
O viaduto vai acabar com o transtorno da espera que os motoristas muitas vezes precisam amargar na passagem em nível que fica no local. Determinadas composições levam alguns minutos para passar. Além disso, com o viaduto, os riscos de acidente na via férrea diminuem consideravelmente.
O lançamento marca o início da sondagem do solo para a elaboração do projeto e, em seguida, o início da fase contratual com uma nova empresa, além das desapropriações que são da responsabilidade do Governo Federal.
O prefeito Haroldo Jesus comentou que sempre foi um equívoco dizer que essa obra era da Prefeitura de Itaguaí. “Essa obra sempre foi um projeto em parceria com a MRS e o Governo Federal, pois a concessão da linha é da MRS. Infelizmente, não havia, até então, um trabalho de parceria para que a obra saísse do papel”, disse.
O engenheiro Felipe Silva Souza, do planejamento de Obras da MRS, disse que a equipe começou a sondagem para a elaboração do projeto. O projeto prevê a transposição de quatro linhas férreas. Atualmente, são duas, mas o plano de expansão da MRS prevê a construção de mais duas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *