O prefeito do Rio, Eduardo Paes assumiu nesta segunda-feira, dia 7, a presidência da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em uma cerimônia em Brasília. Paes vai liderar por dois anos, até abril de 2027. Ele foi eleito em uma chapa única durante a 87ª Reunião Geral da FNP com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin. Segurança pública e a reforma tributária foram os principais temas do evento.
A nova diretoria executiva será composta pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, na 1ª vice-presidência nacional; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na 2ª vice-presidência nacional; a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, na 3ª vice-presidência nacional e o prefeito de Fortaleza; Evandro Leitão, na 4ª vice- presidência nacional.
Eduardo Paes substituirá Edvaldo Nogueira, ex-prefeito de Aracaju, que recebeu uma placa em homenagem a sua gestão no final do discurso de despedida.
Logo após o anúncio, o novo presidente da FNP falou sobre seu compromisso em liderar a entidade que representa mais de 415 cidades onde vivem 61% da população brasileira e são responsáveis pela produção de 74% do Produto Interno Bruto (PIB). E criticou pontos da reforma tributária.
Eduardo Paes assume a presidência da Frente Nacional dos Prefeitos