IBGE prevê divulgar mais resultados do Censo de 2022

Apesar de ter sido realizado no segundo semestre de 2022, o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda prevê novas divulgações ao longo de 2025. O instituto anunciou esta semana o calendário de divulgação que se estende até o quarto trimestre do ano. Entre as estatísticas que serão conhecidas estão o número de pessoas com deficiência (PCD) e autistas.
O cronograma completo trará informações adquiridas por meio do questionário universal – aplicado em todas as residências – e dados do questionário ampliado, aplicado em amostras de domicílios de todo o país.
Os números que ainda serão de conhecimento da sociedade brasileira abrangem temas como educação, religião, fecundidade, nupcialidade, trabalho e rendimento, migração e deslocamento para estudo e trabalho. Ainda estão previstos mais detalhes sobre as populações quilombola e indígena.
O resultado do Censo 2022 começou a ser conhecido em junho de 2023. Desde então, o país tem informações atualizadas sobre sexo, cor, idade, alfabetização e características de domicílios. O IBGE mantém um site especial com um resumo dos principais destaques.
A coordenadora do censo, Giulia Scappini, afirmou que “o IBGE entende a necessi-dade de disponibilizar os dados do censo, que são balizadores para definições de diversas políticas públicas e privadas, com a maior brevidade possível”, disse. Ela acrescentou que o instituto inovou na estratégia de divulgação, “apresentando os resultados tema a tema, à medida que as etapas de tratamentos dos dados vão sendo finalizadas”. A próxima divulgação prevista será no dia 17 de abril, quando serão revela-das estatísticas sobre as características urbanísticas do entorno dos domicílios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *