A secretaria de Saúde de São João de Meriti, em parceria com a secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde, realizou no sábado, dia 22, uma ação conjunta para combater o sarampo no município. Cerca de 200 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, foram divididos em 60 equipes para atuar em um mutirão pelas ruas do bairro Jardim Sumaré.
Além disso, uma base foi montada na Escola Municipal Valério Villas Bôas Filho para dar suporte à ação. No total, 6 mil doses foram disponibilizadas para atender os dois perímetros de cobertura vacinal estabelecidos pela Secretaria de Saúde. Embora o Brasil possua o certificado de erradicação do sarampo, casos pontuais ainda podem surgir, como ocorreu no município neste mês, com a identificação de dois casos.
Para conter a disseminação da doença, a secretaria de Saúde estabeleceu um perímetro de cobertura vacinal ao redor da rua onde os casos foram registrados. A campanha de vacinação segue nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.