O município de Mangaratiba conquistou o primeiro lugar no prêmio nacional Smart City Brazilian Awards 2025, na categoria Inovação e Transformação Digital. A cidade superou concorrentes de peso, como João Pessoa (PB) e Recife (PE) na competição, evidenciando o avanço de suas estratégias digitais e tecnológicas.
O projeto vencedor, intitulado “Estratégias de Governo Digital para o Desenvolvimento de Cidades”, foi desenvolvido pela secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Sebrae Costa Verde. A iniciativa destaca os investimentos em tecnologia, inovações sustentáveis e melhorias na infraestrutura digital do município, com foco em facilitar a vida dos moradores e empreendedores locais.
A cerimônia de premiação aconteceu durante o evento Smart City Expo Curitiba 2025, onde Mangaratiba foi representada pelo diretor de Infraestrutura da secretaria de Ciência e Tecnologia Vinicius Peres. A coordenadora de Inovação em Governos e Articulação Institucional do Sebrae Rio, Juliana Lohmann, também marcou presença no evento.
Mangaratiba se destacou entre os concorrentes, reforçando sua posição como referência nacional em gestão digital e inovação urbana.
O Smart City Expo Curi-tiba é a edição brasileira do maior prêmio global dedicado às cidades inteligentes. Ele tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos municípios que estão implementando projetos sustentáveis e inovadores no Brasil. O prêmio tem a chancela da Fira Barcelona, uma das organizações mais importantes da Europa.
Mangaratiba ganha prêmio nacional por estratégias tecnológicas