O município do Rio iniciou hoje, dia 24, uma mobilização de combate ao sarampo. A medida ocorre após dois casos serem confirmados em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Dentre os pontos de vacinação está o Terminal Gentileza, na Zona Portuária. No local, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, reforçou a importância da imunização para prevenir a doença. Outros locais da campanha são o Aeroporto Santos Dumont e a Central do Brasil.
“No Terminal Gentileza e no Santos Dumont, que são lugares de grande circulação, estamos pegando pessoas adultas que nunca se vacinaram, ou quem não tem certeza é melhor tomar uma dose de reforço. E essa vacina é muito eficaz, ela protege todas as pessoas com mais de 30 anos, enquanto as com menos de 30 anos precisam de duas doses. É uma vacina com muita tecnologia agregada, ela protege contra três doenças virais: o sarampo, a caxumba e a rubéola. Doenças que não queremos ver circulando no Rio”, disse.
A cidade tem 92% de cobertura das crianças de 12 anos com a primeira dose, e 80% com a segunda dose. “É uma cobertura boa, mas queremos melhorar. Hoje temos uma expectativa de vacinar quase 800 pessoas só aqui no Terminal Gentileza”, finalizou Soranz.
O objetivo é garantir o esquema vacinal contra o sarampo para adultos de 18 a 59 anos que não estejam imunizados, ou para os que fazem parte da faixa etária de até 29 anos que tenham recebido apenas uma dose, de modo a completar seu esquema vacinal com a segunda dose.