Beija-Flor de Nilópolis desfila neste sábado na Avenida Mirandela

Nilópolis já está se preparando para o desfile da Escola de Samba Beija-Flor e o refrão “Da casa de Ogum, Xangô me guia” irá ecoar pela Avenida Mirandela, neste sábado, amanhã, à noite. Campeã do Carnaval carioca, a agremiação irá comemorar seu 15º título e os preparativos agitam o Centro de Nilópolis desde a última quinta-feira pela manhã. Por conta da montagem das arquibancadas na Praça Vereador Orlando Hungria, ruas precisam ser interditadas e o itinerário de algumas linhas de ônibus, modificado. O desfile acontece depois da Beija-Flor brilhar mais uma vez, no último sábado, dia 8, na Marquês de Sapucaí, no Desfile das Campeãs, junto com Grande Rio, Imperatriz, Viradouro, Portela e Mangueira.
A Avenida Mirandela, onde o desfile acontecerá, está fechada ao tráfego de veículos desde ontem, quinta-feira, no trecho entre as Ruas Zezinho e Pracinha Wallace Paes Leme. Também está fechada a Rua João Pessoa, no trecho entre as Ruas Pedro Álvares Cabral e Alberto Teixeira da Cunha. Amanhã, sábado, serão feitas mais algumas interdições e adaptações no trânsito. A partir das 17h, a Avenida Mirandela terá a mão de direção invertida, com o tráfego fluindo da Rua Zezinho para a Estrada Getúlio Vargas. É importante ainda ter atenção às proibições quanto ao esta-cionamento de veículos na Avenida Mirandela, entre as Ruas Eliseu de Alvarenga e Zezinho, e na Rua João Pessoa, entre a Rua Alberto Teixeira da Cunha e a Avenida Mirandela. De acordo com a secretaria municipal de Transportes, moradores das ruas interditadas deverão apresentar comprovante de residência para garantir o acesso.
Neste ano, a programação também contará com um show especial de despedida de Neguinho da Beija-flor e com o Bloco da Feliz Idade. O evento será realizado pela Funarj, em parceria com a secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por intermédio da subsecretaria de Grandes Eventos, e contará com o apoio da Prefeitura de Nilópolis.
A concentração para o desfile da Beija-Flor está prevista para às 19h30. O público poderá assistir aos componentes de todas as alas, comissão de frente, bateria e passistas com suas fantasias, apenas as alegorias não serão trazidas devido ao tamanho e a impossibilidade de serem transportadas do Centro do Rio até Nilópolis. O público terá ainda a oportunidade de conferir o troféu da campeã.
A Azul e Branca de Nilópolis contou a história de Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, que morreu em junho de 2021 por complicações da Covid. Ele foi o responsável por uma sequência de títulos da escola entre os carnavais de 1998 e 2018. A Beija-Flor foi campeã em 1998, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2011, 2015 e 2018, anos em que Laíla tinha a função de diretor de carnaval.
O enredo “Laíla de Todos os Santos, Laíla de todos os sambas” celebrou o trabalho do mestre na Beija-Flor, e suas contribuições para outras escolas como Salgueiro, Grande Rio, União da Ilha, Vila Isabel e Unidos da Tijuca. A homenagem ainda foi marcada pela despedida de Neguinho da Beija-Flor, após 50 anos na escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *