A Prefeitura de São João de Meriti através decreto assinado pelo prefeito Léo Vieira esta implementando a coleta seletiva de lixo, a criação de ecopontos ou pontos de entrega voluntária (PEVs) na cidade com parcerias de cooperativas dos catadores para estabelecer a destinação correta de resíduos sólidos.
O decreto cria o Programa Municipal de Coleta Seletiva com a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.
A Prefeitura também implantará ecopontos ou pontos de entrega voluntária (PEVs) em locais estratégicos da cidade, facilitando o descarte correto de resíduos recicláveis pela população. Uma outra novidade é a implementação da coleta seletiva porta a porta, que será ampliada de forma gradativa conforme as parcerias com as associações e cooperativas de catadores.
O prefeito Léo Vieira enfatizou a iniciativa, que é um marco histórico em Meriti e na Baixada Fluminense. “Esse é o caminho para que nós tenhamos uma cidade mais limpa, sustentável e organizada. O sucesso desse programa colocará São João de Meriti como uma referência nacional na gestão de resíduos sólidos, e isso significa um avanço ambiental, econômico e social”, afirmou o prefeito.