Aulas começam nos próximos dias na Escola Técnica Nilópolis

Novos tempos estão começando na Faetec do Paiol. De Centro Vocacional Tecnológico (CVT), a uni-dade localizada no bairro desde 2012, inicia 2025 como escola técnica, a primeira da rede estadual no município. E não é só isso. Agora, sob a gestão de Márcia Cristina Ferreira D’Anunciação, a uni-dade tem tudo para se tornar referência, ofertando não apenas os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), mas também cursos técnicos profissionalizantes.
“A Faetec foi criada para oferecer Educação Pro-fissional e Tecnológica pública e gratuita de qualidade e assu-mimos a unidade para contribuir e fazer esse objetivo ser alcançado em Nilópolis. Vamos formar não apenas jovens para o mercado de trabalho, mas cidadãos para a vida. A unidade está de portas apenas para a comunidade”, destacou a nova gestora Márcia Cristina, que é pedagoga, pós-graduada em Gestão Educacional, gestora de escolas privadas, com experiência como diretora de escola da rede municipal de Nilópolis e tendo ocupado o cargo de secretária municipal de Turismo.
A transformação de CVT em escola técnica aconteceu através de uma indicação legislativa do deputado estadual Rafael Nobre, atendida pelo governador Cláudio Castro. O objetivo era que a unidade do Paiol não ofere-cesse apenas os cursos FIC, como a outra unidade da Faetec em Nilópolis, locali-zada na Rua Antonio José Bittencourt, em Nova Cidade, e reaberta em 2024 também graças a um pedido do deputado Rafael Nobre. “Trazer a primeira escola técnica estadual para Nilópolis é um ganho imensurável”, disse o deputado, que quando o decreto foi publicado em julho de 2024, fez questão de agradecer ao governador por mais uma vez ter entendido a importância de seu pedido para Nilópolis.
A agora chamada Escola Técnica Nilópolis, loca-lizada na Rua General Olímpio da Fonseca, no Paiol, segue o calendário das demais unidades da Faetec, mas por conta da necessidade de serem feitas algumas adequações indispensáveis no espaço físico, as aulas devem ser iniciadas dentro de mais alguns dias. “Foram necessárias algumas providências urgentes, mas todos os professores e alunos foram informados, inclusive, na última segunda-feira, dia 10, eles participaram de uma aula inaugural de boas-vindas e logo, logo estarão diariamente na unidade assistindo às aulas nos três turnos, manhã, tarde e noite”, disse Márcia Cristina.
Nos cursos FIC, os chamados de cursos rápidos, aqueles cujas vagas são preenchidas através de sorteio, ainda há vagas. A nova gestora explicou, então, que basta comparecer à unidade, ter mais de 16 anos e preencher os requisitos no que se refere à escolaridade – há cursos que exigem nível fundamental completo e outros não – e se inscrever. A unidade oferece 25 vagas para cada um dos cursos de Garde Manger, Gastronomia voltada para eventos, Gastronomia saudável e sustentável, Garçom, Barista, Desenho de Modas, Produção e Styling de Modas, Moda Sustentável e Assistente Administrativo.
Já para os cursos técnicos é preciso fazer prova, mas como há vagas em várias unidades, os interessados devem aguardar um novo edital, que será divulgado em breve pela Faetec, para se inscrever. Esses cursos podem ser feitos ao mesmo tempo em que se cursa a partir do segundo ano do Ensino Médio (chamado concomitante) ou após a conclusão do Ensino Médio (subsequente) e a Escola Técnica Nilópolis oferece curso técnico de Gastronomia, Informática e Modelagem e Vestuário, cursados em 18 meses, em turmas como no mínimo 15 alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *