A secretaria de Estado de Educação terá participação ativa no Plano de Contingências para as Chuvas Intensas 2025. A medida faz parte do pacote de ações determinadas pelo governador Cláudio Castro, e que prevê o uso das escolas, caso seja necessário.
A determinação é que todas as unidades da rede estadual fiquem de prontidão para que seus gestores as abram a qualquer hora do dia ou da noite. O objetivo é que as unidades escolares contribuam para a segurança dos moradores do entorno e da comunidade escolar, abrigando, em um primeiro momento, desabrigados. Além de abrigo, as escolas podem servir ainda como pontos de coleta e distribuição de donativos e base para forças de segu- rança. A rede estadual, composta por 1.233 unidades de ensino, é um ponto impor- tante para a população e para as forças de resgate e apoio.
“Além da importância pedagógica, a escola sempre foi e sempre será vista como um local de acolhimento. Nossas portas são sinônimo de receptividade e de segurança e em um eventual caso de emergência não será diferente”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Nos últimos anos, todas as unidades escolares também ficaram de prontidão e algumas delas foram fundamentais para ajudar a socorrer as vítimas das chuvas em diferentes pontos do estado, como ocorreu na Região Serrana e Noroeste Fluminense. As escolas abriram as portas em Petrópolis, Duque de Caxias, Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes e Bom Jesus do Itabapoana.
Além disso, servidores da pasta ajudaram na cozinha, na limpeza, na organização e na distribuição das doações, muitas das quais foram arrecadadas pela própria rede. O programa Seeduc + Perto, que leva serviços da Educação para a comunidade escolar como segunda via de documentos, também entrou em ação para auxiliar as vítimas.