O vencimento da primeira parcela, ou da cota única, do Imposto sobre a Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 começa hoje, dia 21.Esta semana abrange os pagamentos referentes aos veículos com os finais de placa 0, 1, 2, e 3. A quitação poderá ser feita à vista, com 3% de desconto, ou em até três vezes, sem abatimento. O pagamento deverá ser realizado por meio do Documento de Arrecadação do Rio de Janeiro (DARJ), que já pode ser emitido pelo contribuinte no novo hotsite do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda. Para a aquisição do documento, o contribuinte deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do proprietário.
A quitação poderá ser realizada por Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras, em bancos parceiros da Fazenda estadual (Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB). Para pagamentos por Pix, a Secretaria de fazenda alerta para conferência dos dados do recebedor, que deve constar como “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”, CNPJ
A Sefaz-RJ alerta os proprietários de veículos contra os golpes envolvendo o IPVA. Um deles é o envio de e-mails fraudulentos prometendo a quitação com desconto superior ao realmente concedido e encaminhando para um site falso. A pasta reforça que não envia mensagens aos contribuintes de IPVA por SMS, e-mail, aplicativos ou redes sociais com boletos ou links para pagamento. O único caminho para emitir o DARJ é pelo Hotsite do IPVA.