Escritora Conceição Evaristo é homenageada em mural

O Rio ganhou mais um mural do projeto NegroMuro, que desde 2018 reverencia a memória negra por meio da arte urbana. A nova obra homenageia a escritora Conceição Evaristo no Largo São Francisco da Prainha, Região Portuária da capital, e será oficialmente inaugurada no próximo dia 29.

O pesquisador e produtor Pedro Rajão conta que a homenagem é um sonho antigo. O desejo surgiu depois que Rajão entrevistou a escritora na casa da autora, no Morro da Conceição, em 2022. Na época, o pesquisador pediu a autorização para que o projeto pudesse representá-la. Desde então, ele e o artista Cazé avaliavam onde retratar a personalidade.
O mural de Conceição Evaristo é o de número 66 do NegroMuro, levado à frente pelo muralista Cazé e por Pedro Rajão. A obra está entre as maiores do projeto, junto com as homenagens a Ruth de Souza, no Theatro Municipal, a Machado de Assis, na Academia Brasileira de Letras, e aos técnicos de laboratório negros da Fiocruz, em Manguinhos. Nascida em Belo Horizonte (MG), Maria da Conceição Evaristo de Brito, de 78 anos, é romancista, contista e poeta. A autora tomou posse em 2024 na Academia Mineira de Letras e é uma das mais influentes escritoras brasileiras da atualidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *