Lançadas ações para se antecipar ao período da dengue

O Ministério da Saúde instalou ontem, quinta-feira, dia 9, o Centro de Operações de Emergência (COE) para dengue e outras arboviroses. Dentre as ações previstas estão se antecipar ao período sazonal da dengue para adequar as redes de saúde; mitigar riscos para evitar casos e óbitos; ampliar medidas preventivas para melhor preparar estados e municípios; e uma articulação nacional para resposta a eventuais situações classificadas como críticas.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou ainda o lançamento de um novo Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika, composto por seis eixos, no intuito de ampliar medidas preventivas, preparar a rede assistencial e conter o avanço de casos de dessas doenças no país. A versão anterior do plano havia sido lançada em 2022 e, portanto, antes da maior epidemia de dengue já registrada no Brasil, em 2024.
Com relação a vacina, a estratégia do governo federal é intensificar a imunização contra a dengue entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos neste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *