Os drones estão dando um reforço importante nas ações da Operação Foco Divisas. O programa, da subsecretaria Especial de Controle de Divisas, vinculada à secretaria de Estado da Casa Civil, terá os equipamentos, já aprovados em testes, para o monitoramento de veículos de cargas em rotas clandestinas, usadas por transportadores que burlam as leis fiscais.
Os drones são de alta tecnologia e possuem autonomia de voo de até uma hora. Além disso, os equipamentos têm potência de zoom de 200 vezes a imagem real e câmeras térmicas corporais, que podem identificar a movimentação de pessoas em regiões fechadas. A nova ferramenta também fará leitura de placas do veículo, identificando de maneira imediata a carga transportada.
“O uso da tecnologia sempre foi uma realidade nos setores de segurança do nosso estado. Agora, o combate à sonegação fiscal ganha um aliado de peso. O uso desse equipamento nos dará a garantia de mais assertividade em nossas abordagens”, explicou o subsecretário Especial de Controle de Divisas, Coronel PM Eduardo Vaz Castelano.
Em 2024, a Operação Foco realizou mais de 38 mil abordagens em todo o estado, seja nos postos de fiscalização ou em operações volantes. Houve apreensões de armas, drogas, produtos com indícios de falsificação e mandados de prisão foram cumpridos.
Ao longo de três anos, desde a data de criação em agosto de 2021, em substituição à Barreira Fiscal, a subsecretaria Especial de Controle de Divisas, integrada com a Secretaria de Fazenda, lavrou em autuações mais de R$ 800 milhões, com uma perspectiva de chegar a R$ 1 bilhão até o dia 31 de dezembro. Esse montante pode ser revertido em benefícios para ser investido em Segurança, Educação, Saúde, Saneamento e em outras áreas.