Museu do Cristo Redentor deverá usar recursos de Inteligência Artificial

Apesar da inauguração estar prevista apenas para 2026, quando o monumento completará 95 anos, os comentários sobre o Museu Cristo Redentor chamam a atenção. Ele será interativo e lúdico, e usará recursos de Inteligência Artificial (IA). A atração funcionará no quarto e no quinto andares do Centro de Visitantes Paineiras (antigo Hotel Paineiras). As obras, estimadas em R$ 25 milhões, devem começar no primeiro semestre de 2025.
A iniciativa é da Mude Brasil (empresa especializada no mercado de design e na construção de museus), em conjunto com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, e com a parceria do Grupo Cataratas, concessionária que administra o centro de visitantes e o serviço de vans que fazem o trajeto até o monumento. A expectativa é que o novo museu receba 500 mil visitantes por ano.
O projeto museográfico é inspirado na trindade fé, natureza e humanidade. Estão previstas dez áreas temáticas. “O visitante terá oportunidade de interagir com os aspectos de crença, de religiosidade, que o monumento representa. Além disso, o museu vai contar a história do monumento, não só da construção, mas como foi financiado, da participação da população nesse processo, das personalidades que o visitaram. Há também a sua relação com o meio ambiente, com as questões de sustentabilidade”, explicou o CEO da Mude Brasil, Marcelo Fernandes.
Embora as áreas temáticas ainda estejam sendo detalhadas, os representantes da Mude antecipam que uma delas será sobre a história do monumento, localizado no topo do Corcovado, a 710 metros do nível do mar e considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Ali, um retrato da Princesa Isabel permitirá que o visitante conheça a ligação do monumento com a responsável por assinar a Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil em 1888.
O museu terá ainda um local de reflexão, com banquinhos, sons e estímulos visuais. Já na área Cristo e a Arte serão reproduzidos acervos do mundo ligados à temática, tanto pelas próprias peças quanto por telas interativas.

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