Novas obras estão sendo realizadas no trecho da Via Dutra entre o Trevo das Margaridas, em Irajá, até Seropédica pela EcoRioMinas, concessionária que administra o trecho desde o ano passado, depois de vencer leilão no ano anterior. Com objetivo de ampliar a capacidade de tráfego (e, claro, minimizar congestionamentos), a lista de intervenções inclui a construção de novos trechos de pistas marginais, o reforço e ampliação da largura de acostamentos para que possam ser usados como pista de rolamento e até a construção de uma terceira faixa.
Uma das promessas da concessionária é a criação de pistas marginais — como são batizadas aquelas vias secundárias que são construídas paralelamente à principal — entre o Rio e o Distrito Industrial de Queimados. Atualmente, elas são descontínuas nesse trecho.
Na prática, a EcoRioMinas irá construir marginais onde não há, como em Queimados, Nova Iguaçu, e em pequenos trechos de São João de Meriti e Duque de Caxias. Na altura do Trevo das Margaridas, por sua vez, em que só há marginal no sentido São Paulo, o mesmo será implantado no sentido contrário. O projeto prevê que essas novas faixas marginais sejam “emendadas” às marginais já existentes, para que sejam contínuas entre o Rio e Queimados.
Atualmente, caminhões, carros, motos e ônibus utilizam duas faixas de rolamento em cada sentido. Ambas têm acostamentos, utilizados como área de parada em caso de emergência, de 2,5 metros de largura. As obras da concessionária preveem seu alargamento, para que fiquem com a proporção de uma faixa de rolamento, com, no mínimo, 3,5 metros de largura.
Na prática, a intervenção permitirá que o acostamento possa ser utilizado para receber o tráfego comum em caso de fluxo intenso, em um sistema chamado de “hard shoulder”, que será implantado entre o Trevo das Margaridas e o Distrito Industrial de Queimados, nos dois sentidos.
Assim, provavelmente com uma espécie de semáforo para sinalizar a permissão de circulação por essa faixa extra, os operadores da via poderão evitar congestionamentos. Para que isso seja possível, o acostamento atual precisará ser estruturado para receber fluxo de carros, além de sinalização adequada.
Já entre o Distrito Industrial de Queimados e o km 215, em Seropédica, a previsão é de construção de uma terceira faixa de rolamento propriamente, definitiva, nos dois sentidos. Essas intervenções não são chamadas de duplicação, já que se trata de ampliação da capacidade de uma via já duplicada (separada fisicamente).
Essas intervenções na Dutra estão previstas em dois pacotes. O primeiro deles, que precisa ser entregue até o fim do quarto ano de concessão (2026), vencida pela concessionária em 2022, as obras entre o Trevo das Margaridas e o Distrito Industrial de Queimados, incluindo o novo acostamento e as novas vias marginais. Já em 2027, precisam ser entregues as obras entre Queimados e Seropédica.