Volta Redonda conta com Linha de Atenção Oncológica para antecipar tratamento de câncer

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria municipal de Saúde, está comemorando os números alcançados com a implantação da Linha de Atenção Oncológica (LAO), iniciada em março de 2022. O programa, que tem como objetivos principais diminuir o intervalo entre a suspeita do câncer e o início do trata-mento, além de agilizar os diagnósticos de câncer de mama, trato gastrointestinal (cólon, reto, estômago) e ginecológico (endométrio, ovário e colo do útero), já atendeu a 936 pacientes.
De acordo com a coordenadora da LAO, a médica oncologista Luciana Francisco Netto, essa linha de cuidado se inicia na Atenção Primária à Saúde, formada pelas unidades básicas, onde médicos e enfermeiros identificam nos pacientes sinais de alarme que podem indicar o câncer – como, por exemplo, um nódulo palpável na mama ou sangramento nas fezes.
“A partir da suspeita, nós da equipe da LAO acompanhamos os exames que são solicitados para esses pacientes, para que ele seja realizado o mais breve possível, além da consulta de retorno e os resultados desses exames”, reforçou a médica.
Quanto à agilidade no atendimento, a média de tempo de espera para a primeira consulta em 2024 na LAO é de 13 dias para mastologista; 14 dias para ginecologista; e 13 dias para gastroenterologista. E o tempo entre a consulta e o resultado do exame é de 20 dias para mastologia, 21 dias para ginecologia e 20 dias para gastroenterologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *