Na última terça-feira, dia 10, foi realizada mais uma reunião do Grupo de Trabalho do Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde (PAM). Desta vez, o encontro aconteceu no Terminal da Vale, na Ilha Guaíba, em Mangaratiba, e teve como objetivo finalizar os trabalhos de 2024 e iniciar o planejamento de ações para 2025.
Na ocasião, o grupo que compõe o PAM atualizou seu plano de comunicação, elaborou a agenda de reuniões para 2025, bem como, alinhou as atividades e ações que serão adotadas no verão, época em que a região registra um maior número de eventos adversos e desastres.
Estiveram presentes o secretário de Defesa Civil de Mangaratiba e coordenador do PAM da Costa Verde, coronel Rogério Escarani, agentes das Defesas Civis de Paraty, Mangaratiba e Angra dos Reis, do Corpo de Bombeiros, e da Polícia Civil, além de representantes da Vale, ICN, Nuclep, CSN, Brasfels, BR Marinas, Marinas GREEN COAST e Costabella, TEBIG/Petrobrás e Viação JH de Paula.
O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) representa uma associação sem fins lucrativos composta por empresas privadas/públicas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, com objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento a uma emergência. Por meio do PAM, empresas, órgãos públicos e instituições civis e militares se unem para compor uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal, que venha acontecer. Seu foco é de viabilizar providências conjuntas para ajuda, socorro ou assistência de forma ágil e que garanta a diminuição de riscos e danos.