No último final de semana foi iniciada a Operação Verão 2024/2025 da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro na orla de Copacabana, na Zona Sul. O evento reuniu centenas de famílias com seus filhos que apreciaram a capacidade técnica e operacional dos órgãos em salvamentos marítimos e na resposta a desastres causados pelas chuvas características desta época do ano.
Durante o evento, a popu-lação conferiu de perto as embarcações recém-adquiridas pelo Governo do Estado para reforçar os socorros marítimos, as novas tecnologias que serão empregadas na busca por vítimas, além de equipamentos especializados para resgates em emergências típicas da estação, como deslizamentos de terra, desabamentos, alagamentos e inundações.
O público também interagiu com os cães farejadores da corporação, participou de oficinas de primeiros-socorros, recebeu instruções de saúde e orientações de prevenção a tragédias. O ponto alto da ação foi a formatura da nova turma de guarda-vidas da corporação e a demonstração profissional de salvamento no mar, que contou com barcos infláveis, lanchas, motos-aquáticas e duas aeronaves. Para este verão, a corporação vai contar com drones novos, com megafone, farol de busca com precisão de 900 metros e capacidade de voo em condições adversas, com chuva. As praias também estão mais seguras com o reforço de 43 novos barcos infláveis de última geração.