Consumidores pretendem gastar mais de R$ 500 com a ceia deste ano

Com a chegada de dezembro, os consumidores começam a se preparar para as compras da tradicional ceia das festas de fim de ano e segundo pesquisa feita pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), os gastos para o período deverão ultrapassar os R$ 500 para 27,6% dos entrevistados, enquanto 26,2% afirmam que as despesas não deverão passar de R$ 350.

A pesquisa, que ouviu 416 consumidores da cidade do Rio, revela ainda que 23,1% pretendem gastar até R$ 250, e 23,1% planejam desembolsar até R$ 450. Em relação aos itens essenciais para a ceia, os cariocas apontaram como os mais importantes: peru e chester (79,6%), rabanadas (76%), panetones (72%), bacalhau (45,2%) e cerveja (38,2%). Quando questionados sobre o que pesa mais na escolha do prato principal (peru, chester ou bacalhau), 67,1% citaram o preço mais acessível, 16,6% mencionaram a tradição do peru, e 16,3% destacaram o apelo do bacalhau.

A pesquisa também revelou que 82,3% dos consumidores costumam substituir itens mais caros por produtos semelhantes. Os produtos mais trocados são: peru por chester (48,8%), chester por frango inteiro (36,5%), vinho por cerveja (32,9%) e bacalhau por merluza ou similares (31%).

Quando perguntados sobre a preferência de realizar as compras da ceia em um único supermercado, 69,7% responderam que sim. Já 30,3% optaram por ir a mais de um supermercado. Por outro lado, 84,6% afirmaram que aproveitam ofertas de encartes, aplicativos e clubes de descontos para economizar. Em relação às bebidas preferidas para celebrar as festas de fim de ano, 52,4% dos entrevistados escolheram a cerveja.

A pesquisa também indica que muitos consumidores vão deixar as compras para a última hora. Para 32,9%, as compras da ceia serão feitas uma semana antes da festa. Outros 23,6% planejam antecipar as compras em duas semanas, enquanto 23,3% só deverão ir ao supermercado dias antes do evento.

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