Neguinho da Beija-Flor anuncia que irá se aposentar em 2025

Uma notícia surpreendeu a todos no mundo do samba esta semana: Neguinho da Beija-Flor vai se aposentar, aos 75 anos, do posto de intérprete da azul e branca, após o carnaval de 2025. Ele está construindo uma casa de shows na cidade do Porto, em Portugal, em que a ideia será receber os principais intérpretes das agremiações do Rio. Além do empreendimento, o artista já tem uma casa na região e a filha caçula, Luísa, pretende estudar na terrinha. “Depois do carnaval de 2025, que é uma homenagem ao mestre Laíla, eu encerro a minha carreira na avenida da Marquês de Sapucaí. A gente morre duas vezes, quando morre de verdade e quando para (…). O tempo é inimigo da perfeição. O tempo é maravilhoso. Eu já cheguei a 75 anos, são 50 anos de convivência na escola que é minha família, esse momento é difícil”, disse Neguinho.
Apesar da Beija-Flor anunciar que ainda não tem um substituto definido, essa questão entrará na pauta somente após o carnaval de 2025. “O desfile de 2025 será marcado por uma emoção ainda mais especial. Além de homenagearmos o inesquecível mestre Laíla, será também o momento de nos despedirmos profissionalmente de nossa maior e inigualável voz no microfone oficial: Luiz Antônio Feliciano Marcondes, o nosso Neguinho. Essa despedida, no entanto, é apenas do posto de intérprete oficial. Neguinho é, e sempre será, a essência da Beija-Flor. Não há Beija-Flor sem ele. Sua história está gravada em nossas cores, nossos sambas e nossos corações”, disse a Beija-Flor em nota.
A trajetória de Neguinho remonta junho de 1975. Chamado pelo patrono da escola, o bicheiro Anísio Abraão, ele tinha a desafiadora missão de integrar a ala dos compositores e criar o samba-enredo de 1976. Exaltando o jogo do bicho, Neguinho se tornou da Beija-Flor e ajudou a escola a abocanhar o título com o desfile “Sonhar com rei dá leão”.
“O próximo carnaval da Beija-Flor terá um sabor ainda mais especial: será a celebração de uma vida inteira dedicada ao samba. Seremos, mais uma vez, testemunhas de sua grandeza, celebrando juntos uma trajetória que soma mais de 50 anos, 14 títulos, 6 Estandartes de Ouro e um grito de guerra que ecoará para sempre no carnaval brasileiro. Agradecemos por cada momento, cada nota e cada emoção que Neguinho nos proporcionou. Se somos essa ‘comunidade que impõe respeito e bate no peito’, é porque ele sempre esteve ao nosso lado, construindo essa história”, disse ainda a escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *